quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O dia a seguir


O dia de ontem acordou envolto numa neblina
O Tejo fora substituído por uma nuvem
Mas lá em cima, reinava um glorioso céu azul
Cumpri o meu ritual e fui em silêncio e sem pressas a caminho da praia
Estendi a toalha na areia e fiquei ali a olhar para aquela imensidão azul
Aos meus pés, o mar: forte e pacífico
Passei uma boa hora naquela meditação contemplativa
Depois levantei-me, sentei-me e arranquei uma página do meu caderno
Parei, pensei  e escrevi tudo o que queria deixar de vez no ano passado
Foi um exercício estranhamente desconfortável
É mais fácil olhar para a frente e pedir guloseimas à vida
E depois, descalçei-me e fui ao mar, enterrar o meu papelinho
Voltei ao pouso, tirei o telefone do bolso e tirei-me fotografias
Fiz pose: com aquele olhar lateral que eu acho que me torna felino
Depois olhei para as fotos: apaguei-as quase todas
O felino saiu-me zarolho

Um dia, hei de aqui voltar para fazer o meu “les plages d’Henri”, no trilho da Varda

À minha frente estava uma mulher que entrou vestida para dentro do mar
De braços no ar, numa espécie de cerimonial catártico
Assustou-me antes de me fazer sorrir
Saí dali mais livre e de peito mais cheio do que nunca
O dia de ontem foi o agouro de um ano em que tudo vai ser possível

A esta hora já o meu papelinho se desfez deixando que novas páginas sejam agora escritas

Sem comentários:

Enviar um comentário